A profissão
Apesar de ser considerada uma profissão moderna, há fortes indícios de que a publicidade existe desde a antiguidade clássica, como em placas encontradas na Babilônia (Império ancestral do Oriente Médio, localizado aproximadamente onde atualmente é o Iraque) que continham inscrições informando a população sobre ofertas de alimentos, ofertas de joias e venda de gado.
Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas ideias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.
O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda, pode desenvolver atividades nas áreas de:
Pesquisa de Mercado
Atua fazendo o elo de ligação entre as agências de publicidade e os clientes. Cabe a este profissional levantar junto aos clientes as principais necessidades, requisitos e expectativas e repassá-los do melhor modo possível para dentro do contexto da agência, planejando toda a base da campanha publicitária.
Criação Publicitária
O profissional de criação, a partir das necessidades do cliente, é o responsável por toda a criação das campanhas publicitárias. Negocia junto as mídias a compra de espaço e modos de divulgação.
Publicidade de Mídia
Este profissional de publicidade é o responsável por pesquisar e escolher as melhores opções de mídia para a divulgação dos produtos. Especialistas nas diversas mídias e nos públicos das mesmas.
Produção Publicitária
Responsável por coordenar e dirigir a produção das peças de publicidade (jingles, propagandas, arte, folders, etc.).
Gerência Publicitária
Atua coordenando a ação dos demais, sendo o responsável por manter a unidade e também o foco das campanhas.
Mercado de Trabalho
Atualmente a criação publicitária em si é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Além da criação direta de campanhas de publicidade, o publicitário pode atuar também na produção de estratégias, na pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor e também na pesquisa das tendências futuras (quais produtos ou serviços os consumidores vão querer nos próximos meses ou anos).
Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e também na assessoria de imprensa de empresas.
O mercado de publicidade online também oferece um excelente campo para atuação.
O salário de publicitário pode variar de acordo com o nível de ensino e experiência do profissional. Hoje o salário médio de quem cursa a faculdade de Publicidade e Propaganda é de R$ 2.582,00.
fonte: guia da carreira
No curso você ira trabalhar os seguintes materiais
Conceito de Publicidade e Propaganda
Criação Publicitária
Corel draw
Photo shop
Windows Movie Maker
Duração 14 Meses
0 comentários:
Comentar?